Skip to content

Coelhos mais rápidos e matreiros que as Lebres

June 21, 2008

Há uns meses, o escritor de best-sellers Paulo Coelho apanhou todos de surpresa quando decidiu criar o blog Pirate Coelho, onde disponibiliza integralmente os seus próprios livros, usando protocolos como o Bittorent ou o Edonkey. Parece que esta estratégia de marketing levou a um aumento exponencial das vendas reais das suas obras.

A edição de ontem do suplemento ípsilom diz que o escritor brasileiro vai agora transformar o seu último livro – A Bruxa de Portobello – numa longa-metragem, através do auxílio da rede social MySpace. “O projecto, chamado ‘A Bruxa experimental’, será constituído via mash-up – quando duas ou mais obras são sobrepostas e dão origem a uma nova e que, neste caso, será o vídeo de Coelho e os 15 vídeos e 16 músicas dos usuários do Myspace, que serão escolhidos pelo escritor”, lê-se.

Paulo Coelho adaptou-se às novas tecnologias e, goste-se ou não, tem sabido render o peixe. A um escritor já não basta escrever, tem também de saber promover inteligentemente os seus livros.

Mas se um pequeno escritor, quase desconhecido, resolvesse também oferecer os seus livros, iria ter o mesmo resultado do Coelho? Claro que não. A situação é um tudo similar à dos Radiohead e do seu último álbum, In Rainbows. Outros grupos tentaram, entretanto, seguir a fórmula dos primeiros, mas as expectativas saíram goradas. Porquê? A coisa já está mais que dita e (re)dita: só uma grande banda ou um grande autor se podem dar ao luxo de arriscarem oferecer o seu trabalho e ainda colherem frutos. É que existem coelhos mais rápidos e matreiros que as lebres.

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: