raça de homens-passarinhos
“Somos subeducados, atrasados e analfabetos; e neste particular confesso que não faço grande distinção entre a ignorância do meu concidadão que não sabe absolutamente ler nada, e a ignorância do que apenas aprendeu a ler o que se destina a crianças e inteligências medíocres. Deveríamos estar à altura dos grandes da Antiguidade, mas em parte por saber primacialmente quão grandes eles foram. Somos uma raça de homens-passarinhos; nos nossos voos intelectuais mal nos alçamos um pouco acima das colunas do jornal.”
Walden ou A Vida nos Bosques, Henry David Thoreau
Já vários autores desenvolveram excelentes ensaios sobre a necessidade de ler os clássicos, como Lewis Carrol em ‘A Experiência de Ler‘ ou Italo Calvino em ‘Por que ler os Clássicos‘. É importante. Por que sim. Ponto final. Poderia enumerar algumas razões que aprendi com estes escritores. Contudo, a minha experiência pessoal com os clássicos ainda é muito curta, faltam-me as minhas razões, faltam-me clássicos no corpo. Para já segue-se o volume ii de ‘O Vermelho e o Negro‘ de Stendhal.
Um clássico fantástico é O Banquete de Platão! Penso que uma das melhores obras que já se escreveram sobre o Amor…(além de fantástico, lê-se muito bem…a linguagem é relatrivamente simples e faz-nos repensar a nossa mediocridade…).
IM
Hum… Vou tentar encontrar. Mas de que edição me falas? Da Europa-América?
Isso. Pode ser da Europa-América. Não é má, mas sei que agora há melhores edições. Certamente encontras!!
😉
Play inmvofatire for me, Mr. internet writer.
I disagree, you can stretch racism on everything, but democratic party has just as long and storied history of racism as republicans have. for every Strom Thurmond there is a Robert Byrd. And being cynical as I am I always thought that the democratic party (not necessarily rank-and-file) embraced inclusion out of convenience and to get votes. It just so happened that the lady is black, they would fight a white one just the same. It’s what they do.