Mais uma reportagem sobre o estado da Ficção Científica
January 22, 2010
Um ano depois de ter escrito uma reportagem sobre o estado da literatura de Ficção Científica para o Ípsilon, eis que a revista Tabu do Sol pega no tema e curiosamente até tem como título principal “FC à portuguesa”. Onde é que já leram isto? espreitam lá o subtítulo que aparece a meio do meu texto principal. Mais não digo, só depois de ler a dita reportagem.
Estou de regresso ao jornalismo, depois de um interregno passado a trabalhar numa tese de mestrado. No próximo mês, já vão encontrar um reportagem assinada por mim e outra jornalista nas bancas (quando sair, eu aviso). E mais coisas, loisas, mas essas só em Março, sosseguem lá os bichinhos carpinteiros ou o passarinho, como se diz na minha terra, Lisboa, claro.
9 Comments
leave one →
Estou ansiosa! 😉
(desculpa ter censurado a segunda parte do teu comentário, mas o resto fica só para nós) beijo 😀
E então, Eduarda? Já leu a reportagem? Se sim, o que lhe pareceu?
Viva Octávio,
Sim, já li a reportagem. Achei muito bem que um jornalista voltasse a escrever sobre o tema um ano depois. Não pretendo aqui criticar o trabalho de ninguém. O que me parece é que o autor poderia ter sido mais criativo e (re)inventado o tema. Não quero que isto seja interpretado como presunção, mas tirando a parte inicial da reportagem, parece que estou a reler novamente o trabalho que realizei. De resto, notei ali uma pequena confusão entre os géneros fantástico e FC.
E a si, o que lhe pareceu?
Pareceu-me, antes de mais, que é um texto com… algumas lacunas. E não me refiro apenas ao meu nome e aos meus projectos «Espíritos das Luzes» e «A República Nunca Existiu!». Além de que há algumas afirmações polémicas, e até graves.
sim, é verdade.
Falei com Ricardo Nabais, o autor do artigo. E ele acabou por concordar que há nele frases que não são felizes e outras perspectivas que deviam ter sido consideradas. Ficou em aberto a hipótese de ele fazer uma «continuação», com outros autores… que talvez me inclua.
Muito bacana reportagem. Quero ler a sua quando sair ^^
Não se deve escrever sobre o que se desconhece. Infelizmente é o que mais se pratica por cá. A ficção científica é que sofre sempre mais.