“2666” em edição especial que nada tem de especial
November 9, 2009
Porque resolveu a Quetzal colocar nas livrarias uma edição especial de 2666 que nada tem de especial a não ser uma capa branca a dizer “edição especial”? É igual à capa da centena de livros que imprimiram propositadamente para o lançamento com papéis de gramagens e cores diferentes.
Mas nesta edição especial que nada tem de especial não encontramos este pormenorzinho dos papéis. Também não existe qualquer numeração dos exemplares.
É só para o leitor se sentir especial?
9 Comments
leave one →
gosto de ler-te assim, ácida. 🙂
mas eles dizem, pelo que vejo na imagem, “tiragem especial” e não “edição especial”. ora, dá ideia é que a quetzal quis foi distinguir os “verdadeiros” (os que compraram logo) dos que seguem os hypes literários, os “farsolas (os que ainda não compraram).
vai uma coisa simples, uma capa sem graça, mas mais uns milhares de livros para vender enquanto a euforia dura. se se pusessem à procura da capa ideal, de conteúdos espectaculares e fizessem uma edição realmente especial, provavelmente os neo-fãs que hoje sentem urgência de comprar o livro amanhã já não o sentissem.
e as especialidades também custam mais, obviamente, mas eu estive praqui a escrever um comentário que já vai enorme sobre uma coisa de que não percebo nada. só porque queria dizer isso: que gosto de ler-te assim, ácida.
*
Johnny,
Esta capa que coloquei aqui é a da tiragem especial, com o papel especial. Não é a que chegou agora às livrarias que diz “edição especial” (acho eu, ou ontem vi mal).
Penso que o novo do Dan Brown também tem uma edição especial, mas é numerada, logo até se justifica o “especial”.
Mas esta que agora chegou só tem mesmo a capa. É um bom jogo de marketing, especialmente agora que se aproxima o Natal, mas também induz os leitores em erro, enganado-os deliberadamente, porque promete algo que não dá.
Mesmo os farsolas, mesmo os que compram apenas porque vão na onda, não merecem ser enganados.
😉
hahaha! é bom as editoras aumentarem a autoestima do leitor. há tanta tristeza no planeta 😀
lol
Tenho-a ali, seladinha (ou cedada?) e tudo. Como deram a «edição popular» à minha Companheira (com caixa alta, exacto) será essa que um dia leremos, sublinharemos, consumiremos, dobraremos, e restantes palavras a esmo 😛
Mas tens a que saiu recentemente ou a original, com os papeizinhos coloridos?
Igual à que postas, com cores às postas, ehehehe
mas essa vale a pena, já estou mais tranquila fallorca 😉
A ed. Pluma Branca tem o prazer de anunciar o lançamento para o mês de Dezembro, o lançamento de um livro que promete revolucionar…
http://www.terrasonora-nunoviana.blogspot.com