Skip to content

Os e-books que vão ao ar

October 27, 2009

Philip Roth acredita que dentro de 25 anos, apenas uma minoria irá ler romances. O problema é o próprio livro enquanto objecto: “Ler um romance requer uma certa concentração e devoção à leitura. Se tu lês um romance em mais de duas semanas, não o estás a ler realmente”, diz o autor de Indignação, citado pelo Guardian. O autor acha que o livro não consegue competir com os ecrãs. Mas poderá estar enganado…

Segundo a edição online do Telegraph, os e-books estão a aumentar, por exemplo, o número de leitores nas bibliotecas. O empréstimo até tem piada e tudo. Os leitores podem aceder ao site da biblioteca a partir de casa, descarregar o e-book e depois de 14 dias o livrinho vai ao ar. Muito giro.

6 Comments leave one →
  1. fallorca permalink
    October 28, 2009 12:12 pm

    Pertencerei a essa aristocrática minoria… se lá chegar😛

  2. October 28, 2009 12:18 pm

    Eu também. E o que achas sobre as duas semanas que se deve demorar a ler um livro?

  3. October 28, 2009 7:21 pm

    Exemplos exagerados à parte («Olá, “Em Busca do Tempo Perdido, já leste o “Guerra e Paz?”»), acho que percebo o que ele quer dizer. Nenhum livro, num mundo de amistosas poltronas reflexivas, deveria demorar mais do que isso a ler. Mas é difícil hibernar hoje com um livro na mão. Toda a minha leitura continua a ser feita de fatias, estilhaços e momentos roubados aos muitos “screens” de atenção tão fácil.

    (Ou então eu sou naturalmente distraído, e este tempo serve-me e anula-me bem.)

  4. fallorca permalink
    October 28, 2009 11:06 pm

    Depende do livro, pode ser uma «directa» (sem Nuno Bragança), como pescadinha de rabo na boca, acabar e voltar ao princípio, como «economizar» para fazer durar o prazer, mas depende.
    Resumindo: Não tenho regras, nem regra, sem rei nem regra😛

  5. October 29, 2009 10:18 am

    Pois, também acho que cada vez é mais difícil arranjar tempo para ler um romance de enfiada. Por vezes posso até demorar um mês a ler um livro e isso não quer dizer necessariamente que não o li verdadeiramente (e nem sequer estou a atender ao número de páginas).

  6. A Severino permalink
    August 7, 2013 10:51 am

    Eduarda – quando alguém já não conser ter o tempo então é alguém que já perdeu a vida!

Leave a Reply

