Pequeno apontamento sobre “Buracos Negros” de Lázaro Covadlo
O ultimo livro de Lázaro Covadlo, editado pela Livros de Areia, andava-me a perseguir desde o momento em que saiu. Naquela tarde disse “chega”, sentei-me e resolvi o assunto. É, sem qualquer dúvida, o melhor conjunto de contos que li nos últimos tempos. O negrume, a secura e a ironia do autor de Buracos Negros transportam-nos para um mundo burtoniano, onde as personagens estão pintadas de preto e tudo parece triste – irresistível, portanto. Franz Kafka, Boris Vian, Edgar Allen Poe e Lewis Carroll são alguns autores que estão presentes nos contos de Covadlo.
O conto Mundosonho, por exemplo, está povoado de personagens de Alice no País das Maravilhas. A estrutura de Ninguém Desaparece Completamente remete-nos imediatamente para O Processo de Franz Kafka e por aí poderíamos continuar. Em Herren Krisna, Fisher Kampf, Golden Raviolli, Covadlo serve-nos uma estória de canibalismo: os membros de uma família comem-se uns aos outros. É macabro. E, por isso, lê-se com um prazer acrescido.
Lázaro Covadlo nasceu na Argentina em 1937 e vive em Espanha desde 1975. No mercado português podem encontrar mais um título deste autor – Criaturas da Noite – com a chancela da Livros de Areia.
Vindo de boa casa – Livros de Areia – e chamado por ti à atenção, vou dar uma espreitadela para não me arruinar mais 😉
Sim, caro Fallorca, vale bem a pena. Vou ver se compro as Criaturas da Noite 😛