Skip to content

Quem é Ana Teresa Pereira?

June 16, 2009

ana_t_peUm dia, por mero acaso, veio parar-me às mãos O Verão Selvagem dos Teus Olhos de Ana Teresa Pereira. Mal chegou, partiu logo de seguida. Ficaram o nome da autora e o pequeno resumo que li na contracapa. Nunca mais me esqueci desta autora que volta e meia tenta aliciar-me nas livrarias. E, eu, nestas coisas da literatura, sou fraca, bem sabem. O 2666 de Bolaño aconselhou-me alguma prudência, relembrando-me que a minha leitura ainda é longa – 1000 páginas das 1200 ainda me aguardam.

Na internet, vou lendo umas coisas sobre esta autora obscura,

AINDA há autoras discretas, que não se promovem nem deixam muito que as promovam. Não caem nas malhas das estratégias de mercado a caminho do «best-seller», não aparecem em «cocktails» literários nem embarcam em «capelinhas». Ana Teresa Pereira é exemplo de tudo isto.

Imagine-se que, lá na sua ilha da Madeira, se limita a escrever, e a enviar-nos os livros para que individualmente os descubramos nas livrarias. Nasceu no Funchal, em 1958, deixou o estudo da Filosofia para se dedicar à prática das Letras, tem já uma longa e variada carreira. [continuar a ler]

De o Verão Selvagem dos Teus Olhos, o pequeno excerto que me conquistou,

E pergunto a mim mesma se a eternidade será isto, recordar uma e outra vez, um vestido, um beijo, um dia de Outono, a primeira neve, os meus cães. As coisas essenciais. O nome das rosas e as frases dos livros, o tempo em que alguém nos amou, o jardim que fizemos com as nossas mãos.
Estão a preparar o baile. Já passou um ano e estão a preparar o baile de máscaras, como se nada tivesse acontecido. Como se a dona da casa não tivesse morrido.
É Danny que organiza tudo, e parece fazê-lo com uma alegria quase selvagem. A princípio achei estranho, porque ela sente a minha falta mais do que ninguém.
Eu estava na galeria quando ela levou a rapariga a ver o retrato de Caroline. E então percebi que tinha um plano.

Na imprensa encontram-se pontualmente algumas críticas quando sai um novo livro. De resto, mal se ouve o nome desta escritora. Não me parece que este obscurantismo seja alguma manobra de marketing, caso contrário, a autora já teria mudado de estratégia. O que sei, mesmo desconhecendo por completo a sua obra, é que me agrada. E isso basta-me.

One Comment leave one →
  1. Nuno Cruz permalink
    August 20, 2009 11:00 am

    Se quiseres mais informação sobre a autora é só ires a: http://anateresapereira.wordpress.com
    Teremos muito prazer em te ter por lá.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: