Os mil romances que devemos ler
January 17, 2009
O jornal britânico Guardian anda a enumerar os 1000 romances que todos devemos ler. Em língua portuguesa, mas não de Portugal, temos para já apenas o escritor brasileiro Machado de Assis e o seu Dom Casmurro. Espera-se, entretanto, que a lista ainda inclua algum português. Há muito livro de amor que aparece na lista e já me passou pelas mãos. De todos, não poderia deixar de recordar Werther, de Goethe.
10 Comments
leave one →
A falta de romances portugueses é uma grande mancha. Então, entre mil, uma língua tão boa para romances como a nossa não tem direito a nada?
Cara Eduarda, muito me surpreende não ver enumerados no The Guardian, autores como a própria Inês Pedrosa. Do Brasil também temos outros nomes – novos nomes! – como Altair Martins, autor já premiado com o Açorianos e também o FrancePress, com o seu primeiro romance “A parede no escuro” (editado em 2008 pela Editora Record).
Título já citado como um dos melhores do último ano por essas terras.
Receba um forte abraço
Vanessa Balula
Eu gostei do Werther.
Mas mais lá para o final já chateava um bocado.
E eu a pensar que tu só lias economia 😛
Não, agora que estou em Lisboa e há menos tempo tive de mudar os padrões de leitura. Tenho sempre livros mais light para os tempos curtos. E, por acaso, até encontrei a colecção de livros da Visão de clássicos da literatura. Por 1,5€ cada livro já comprei livros do Garcia Márquez, Stendahl, Goethe, Lewis Carrol, Dostoievsky, Hemingway, etc.
Boa literatura light 😉
Light = menos pesados do que um manual ou livro técnico lol
Gosto demais dos romances russos.
Por favor. Gostaria que vc desse a relação desses melhores romances. Agradeço.