Hábitos de Leitura
Não é raro encontrar alguém a ler no metro, no autocarro, no shopping, no jardim, em casa com a televisão ligada ou com as crianças ao lado. Eu confesso que também gostaria de ler em sítios públicos, mas a minha capacidade de leitura em ambientes ruidosos é quase nula. Para ler, só mesmo na caminha ou num sitio muito calmo, sem grande barulho ou distracção. Os que lêem em qualquer lado costumam dizer que, durante a leitura, são absorvidos e rapidamente se abstraem do exterior. Eu, por enquanto, não consigo ignorar os ruídos estranhos. Tudo tem uma explicação e eu também tenho a minha: cresci numa casa muito sossegada, sem irmãos, com os pais a trabalhar durante o dia, onde reinava o silêncio.
A vida muda, naturalmente, e a minha condição de leitora silenciosa também terá que mudar porque obviamente que não irei viver para sempre num espaço tão silencioso.
É tempo de começar a deixar entrar o ruído na minha leitura, para eu aprender rapidamente a silenciá-lo interiormente.
Tu em silêncio e eu só em casa. Estou pior que tu. 😛
🙂
Eu consigo entender o teu problema porque já estive nessa mesma situação, mas não te preocupes que é tudo uma questão de hábito. Eu agora também já consigo ler em sítios em que ao meu lado, estão a rir-se a alto e bom som e a coscuvilhar sobre toda a gente e mais alguém.
Concentração, acho que é o essencial. Com o tempo vais ver que nem dás conta dos outros à tua volta, de tão emerso que está na leitura.
espero bem que sim, ana 😉
Acho que depende muito do livro, oh Ana. Também irá depender da conversa que se está a ter ao lado. Achando que não sou coscuvilheiro, adoro “analisar” as conversas sociais que se têm. Às vezes até estamos sentados ao lado de um filósofo e nem damos conta.
P.S : Pergunte à dona do Blog. Ela aos Sábados, Sextas, Domingos e em algumas Quartas ela está sentada ao lado de um ( filósofo ) e nem dá conta. 😛
Dou conta, dou 😉
Um dos locais onde mais gosto de ler é na praia e também nas salas de espera para as consultas de dentista. É tudo uma questão de hábito. 🙂