Skip to content

Hábitos de Leitura

September 6, 2008

Não é raro encontrar alguém a ler no metro, no autocarro, no shopping, no jardim, em casa com a televisão ligada ou com as crianças ao lado. Eu confesso que também gostaria de ler em sítios públicos, mas a minha capacidade de leitura em ambientes ruidosos é quase nula. Para ler, só mesmo na caminha ou num sitio muito calmo, sem grande barulho ou distracção. Os que lêem em qualquer lado costumam dizer que, durante a leitura, são absorvidos e rapidamente se abstraem do exterior. Eu, por enquanto, não consigo ignorar os ruídos estranhos. Tudo tem uma explicação e eu também tenho a minha: cresci numa casa muito sossegada, sem irmãos, com os pais a trabalhar durante o dia, onde reinava o silêncio.

A vida muda, naturalmente, e a minha condição de leitora silenciosa também terá que mudar porque obviamente que não irei viver para sempre num espaço tão silencioso.

É tempo de começar a deixar entrar o ruído na minha leitura, para eu aprender rapidamente a silenciá-lo interiormente.

8 Comments leave one →
  1. September 6, 2008 11:43 pm

    Tu em silêncio e eu só em casa. Estou pior que tu.😛

  2. September 7, 2008 11:08 am

    🙂

  3. September 7, 2008 1:37 pm

    Eu consigo entender o teu problema porque já estive nessa mesma situação, mas não te preocupes que é tudo uma questão de hábito. Eu agora também já consigo ler em sítios em que ao meu lado, estão a rir-se a alto e bom som e a coscuvilhar sobre toda a gente e mais alguém.
    Concentração, acho que é o essencial. Com o tempo vais ver que nem dás conta dos outros à tua volta, de tão emerso que está na leitura.

  4. September 7, 2008 1:47 pm

    espero bem que sim, ana😉

  5. September 7, 2008 11:44 pm

    Acho que depende muito do livro, oh Ana. Também irá depender da conversa que se está a ter ao lado. Achando que não sou coscuvilheiro, adoro “analisar” as conversas sociais que se têm. Às vezes até estamos sentados ao lado de um filósofo e nem damos conta.

  6. September 7, 2008 11:45 pm

    P.S : Pergunte à dona do Blog. Ela aos Sábados, Sextas, Domingos e em algumas Quartas ela está sentada ao lado de um ( filósofo ) e nem dá conta.😛

  7. September 8, 2008 11:11 am

    Dou conta, dou😉

  8. September 8, 2008 12:45 pm

    Um dos locais onde mais gosto de ler é na praia e também nas salas de espera para as consultas de dentista. É tudo uma questão de hábito.🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: