Mas é cultura ou entretenimento, pá?
Hoje andei pela internet a subscrever alguns feed’s dos principais jornais portugueses e estrangeiros. É curioso verificar que a área da cultura é umas das que se encontra mais mal delimitada. Lá cabem quase sempre notícias dos ‘famosos’ e outros que tais. Na Reuters, por exemplo, nem existe a secção de cultura mas uma intitulada ‘entretenimento da indústria e celebridades‘. Nela encontramos as secções de teatro, música, indústria, televisão, pessoas e filmes. Onde está a dos livros? Na BBC News, temos notícias de Doris Lessing ao lado dos problemas conjugais de Britney Spears. E muitos outros casos se passam em jornais estrangeiros de referência que deveriam ter cuidados acrescidos. Em Portugal, o JN, o DN, o Público e o Diário de Notícias não são tão promíscuos nesta secção. É verdade que a nosso culto à celebridade ainda não atingiu proporções semelhantes ao que se passa noutros países, ainda que para lá caminhemos.
E depois considero muito mau chamar entretenimento à secção da cultura. É verdade que a cultura também é entretenimento mas não só… É um saber e conhecimento que ultrapassa em muito a ideia do simples divertimento.
Pois, as novidades do mundo literário são incluídas esporadicamente na secção da cultura… e muitas vezes preteridas a favor de notícias como a que refere da Britney Spears. Uma vergonha…
“É verdade que a nosso culto à celebridade ainda não atingiu proporções semelhantes ao que se passa noutros países, ainda que para lá caminhemos.”
Cara Eduarda para lá caminhamos, como é que alguém pode ganhar a vida falando/comentando e tecendo criticas sobre a vida dos “famosos” ? Refiro me pois a indivíduos como Cláudio Ramos e Maya e outros que tais. Impressiona me bastante como é que alguém consegue viver consigo mesmo, e ponho me a pensar por exemplo quando um deles chega a casa e o filho mais novo lhes pergunta o que fizeram no dia. Que resposta é que estas criaturas dão, isso, gostaria eu de saber.