o elogio do amor
O Diário de Notícias e o Jornal de Notícias andam a distribuir uma colecção de livros intitulada Os Grandes Filósofos. Curiosamente, não consegui encontrar no site dos dois jornais qualquer referência a esta colecção. No mínimo, estranho! O primeiro tomo da série – Platão – já saiu e teve como preço de lançamento a módica quantia de 1,99 euros. O Banquete, Fedro, Apologia de Sócrates/Críton são as obras que praticamente nos ofereceram. De referir ainda, que a tradução pertence às Edições 70. Ontem, deleitei-me com o regresso ao Banquete. Ficam aqui algumas passagens,
Mais, é essencial que os homens que se dispõem a viver uma vida plenamente bela se capacitem deste facto: nem a nobreza de parentesco, nem os cargos de alto prestígio, nem a riqueza, nem qualquer outra coisa são capazes de inspirar feitos tão belos como o amor (p. 39)
Aí está, por minha parte o que tenho a declarar-vos sobre o Amor: ele não é só o mais antigo e venerável dos deuses como o que tem mais poder para levar os homens a alcançar o mérito e a felicidade, tanto na vida como após a morte (p. 43)
Assim acontece quando amamos: nem toda a espécie de amor é bela e digna de elogios, mas apenas aquela que nos incita a amar com nobreza (p. 44)
Logo, amanhã e depois continuarei a deliciar-me com a jantarada.
Viva,
De facto, não se percebe o porquê da listagem não estar disponível na net. No Jornal de Noticias de sexta-feira continha a listagem dos títulos seguintes e o preço dos volumes é de 9,95€.
Esta série conta com a colaboração do Eduardo Lourenço e do Pacheco Pereira entre outros.
Dos que me lembro, vão sair Nietzsche, Schopenhauer, Kierkegaard, Leibniz, Hume, Russel, Voltaire, Locke.
Qual a tua opinião sobre a edição, é boa, fraca? O papel, a impressão é jeitosa?
Um beijo,
É, já sabia do preço. O primeiro volume é que foi praticamente dado. A minha opinião sobre a edição: muito boa. O papel, os acabamentos, as folhas… Vale mesmo os 9,95 euros, acredita 😉
Lembraste? O Banquete, que tanto te “receitei” quando falavas de clássicos…um belíssimot exto sobre o amor…
lembro-me. já o li. é tão bonito 😉
Irei seguir o teu conselho, parece que finalmente temos uma colecção de nível qualitativo elevado e a baixo preço. Vou comprar alguns dos volumes, estou particularmente interessado nos volumes dedicados, a Schopenhauer, Kierkegaard e Nietsche.
Aproveito para muito humildemente te apresentar o meu blog, espero que um dia passes por lá.
http://voutecontarumacoisa.wordpress.com
Ao contrário de ti a minha falta de disciplina de escrita, manifesta falta talento e algum pudor não me permite considerar um blog de escrita mas apenas de desabafos do quotidiano.
Um beijo,
já está linkado, inf3rno. e, não, não me parece que tenhas falta de talento 😉
Olá Eduarda,
Coloquei no meu blog a listagem dos vários Tomos da coleccção.
Bom Domingo,
Um beijo
http://voutecontarumacoisa.wordpress.com/
já reparei. óptimo 😉
Apenas gostava de referir o elevado nível do terceiro volume da colecção intitulado por Séneca ( Os estóicos ) aconselho-vos vivamente a desfrutar do mesmo.
É uma pena, a meu ver, que as obras venham com erros de português (provavelmente devidos à transcrição). Obras clássicas e de igualmente clássicos autores deviam ter mais atenção a esse pormenor.