Skip to content

a arte pode salvar o mundo

March 11, 2008

aos poucos vou verificando que as pessoas que sentem verdadeira paixão pela literatura, ficaram assim porque os livros as ajudaram a ultrapassar algum momento menos bom das suas vidas. e quem diz livros, diz música e muitas outras coisas. os que acreditam que a arte pode salvar o mundo, fazem-no porque eles próprios foram, a dado momento, salvos pela arte.

é uma opinião extrema, mas é aquilo que aos poucos tenho vindo a constatar. não para os que simplesmente gostam. mas para aqueles que não conseguem viver sem livros, música, teatro, dança, filmes…

4 Comments leave one →
  1. March 11, 2008 6:17 pm

    Olá Eduarda.
    Estou a deixar este comentário, embora não o faça muitas vezes com outros blogues. Quando acho que vale a pena e que o seu autor tem o mérito de me prender ,ao ponto de o começar a seguir diariamente, faço-o sem receios.
    Conheci este teu espaço através de ligações ao Rascunho. Por curiosidade espreitei e fui ficando para conhecer melhor. Acompanho-te agora com mais frequência e vou dando conta de que penso da mesma forma que tu, sobre alguns assuntos. Incluindo este. De facto também acho que “a arte pode salvar o mundo” e encaixo-me perfeitamente na tua ideia de que a arte (seja ela literária, musical, plástica e até mesmo teatral) ajuda a ultrapassar fases menos boas das nossas vidas. Assim tem acontecido comigo e acredito que aconteça a todos aqueles “que não conseguem viver sem livros, música, teatro, dança, filmes…”.

    Vou continuar a visitar-te.
    Fica bem🙂

  2. March 11, 2008 10:57 pm

    Porque a arte é feita por nós e nós somos feitos pela arte.

  3. lavínia permalink
    March 12, 2008 11:32 am

    Acho que posso ir mais longe e dizer que sem livros, música, cinema, etc… Sem arte não saberia viver. Tudo o que no quotidiano é insuportavel a arte tem a capacidade de transformar na mais bela das existências.

  4. Sandra permalink
    March 26, 2008 9:02 pm

    Adorei o seu blog!
    Encontrei por acaso, enquanto buscava comentários sobre o livro “A sombra do vento” – Carlos Ruiz Zafón. Me apaixonei por esse livro… e para não deixar esse sentimento de encanto virar pó, quis saber o que outras pessoas pensavam a respeito…
    Concordo plenamente com vc… e como diria Fernando Pessoa “A literatura, como toda arte, é a confissão de que a vida não basta”…

Leave a Reply

