Skip to content

Biblioteca de Clássicos

February 2, 2008

tolstoi.jpgsapho.jpg

A Dom Quixote já começou a lançar, através da sua chancela Booklet, a colecção de livros de bolso escolhidos por António Lobo Antunes (ALA). A Morte de Ivan Ilitch de Tolstoi e Sapho de Daudet são as duas primeiras opções do autor de Os Cus de Judas.

A colecção Biblioteca de Autor contará com 50 clássicos. Os próximos livros a publicar serão Ilusões Perdidas, de Honoré de Balzac, A Consciência de Zeno, de Ítalo Svevo, A Letra Encarnada, de Nathaniel Hawthorne, Billy Budd, de Herman Mitchell, e O Coração das Trevas, de Joseph Conrad. Todos os livros contam com um prefácio curto de António Lobo Antunes.

Sobre A Morte de Ivan Ilitch, escreve ALA:
«Tudo o que somos se acha em poucas páginas, escrito de uma forma magistral. Li-as, maravilhado, umas vinte ou trinta vezes, continuarei a lê-las, maravilhado, até ao fim dos meus dias. Maravilhado, exaltado, comovido, a perguntar-me como é que ele conseguiu. E conseguiu. Reparem no que Tolstoi faz com as palavras e como nos retrata, de corpo inteiro, no mais íntimo de nós mesmos.»

Sobre Sapho, escreve:
«…uma obra extraordinária, de uma imensa felicidade de expressão. E isto, para além de muito trabalho, exige um talento e uma capacidade de entender os mecanismos da alma que só um artista de eleição é capaz.»

Apesar de já existirem edições destes livros noutras editoras, esta é uma excelente oportunidade para montar uma biblioteca de clássicos. Os dois primeiros já cá cantam e quase devorei a A Morte de Ivan Ilitch hoje de manhã. E as capas são muito bonitas. O preço dos livros anda à volta dos 7 euros.
5 Comments leave one →
  1. February 2, 2008 6:55 pm

    tão caro, pá, tão caro…

  2. Anonymous permalink
    February 2, 2008 7:39 pm

    As capas são deliciosas, mas no caso que já vi, A Morte de Ivan Ilitch, pareceu-me caro para tão poucas páginas ! Pode ter sido só aparência. Continue com o blog, parabéns!

  3. February 3, 2008 11:39 am

    É caro sim senhor mas vale a pena. Nem que seja comprar um livro por mês🙂 Mas como são livros de bolso podiam colocá-los todos a 5 euros.

    ‘A Morte de Ivan Ilitch’ está editado pela Europa-América e custa 5,99 euros. A Relógio d’Água também me parece que voltou a reeditar o livro e custa aproximadamente 12 euros.
    Da Europa-América não aconselho a comprar porque as traduções são péssimas. E a da Relógio d’Água acaba por ser mais cara do que a Dom Quixote.

    Já li a ‘A Morte de Ivan Ilitch’ e se tivesse que pagar 30 euros por este livro pagava. A leitura que me proporcionou supera em muito os 7 euros, aliás é inquantificável😀

  4. February 4, 2008 12:42 pm

    ei! estava a brincar: não penso que seja caro o livro. era irónico, ao contrário do que se percebeu, digo. bem, enfim, reposto.

  5. February 15, 2008 11:06 am

    Também já os tenho e de momento estou a ler “Sapho”. Ainda vou no terceiro capítulo, mas estou a gostar da história.
    E pelo que estou a ver devia ter começado pelo o outro!🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: