Skip to content

o desassossego do leitor voraz

January 10, 2008

a leitura é um permanente desassossego. um leitor pode estar a ler um bom livro e sentir-se preenchido com essa leitura mas, no fundo, o seu pensamento já está no próximo que lerá. os bibliófilos são leitores atormentados que dificilmente gozam em pleno o sabor de um grande livro. porque ainda não se começou a ler e já se pensa no próximo. sempre o próximo.

quando me deparo com grandes livros tento ler mais devagar para prolongar o prazer e chegar mais tarde ao fim. isso não impede que, no meu íntimo, o pensamento já esteja no próximo, a desejar que me complete como o actual. o próximo, sempre o próximo.

9 Comments leave one →
  1. January 10, 2008 2:00 pm

    Nem mais. Mas não se procura apenas o próximo livro, nem se busca somente o prazer. Quer-se tudo ao mesmo tempo e num só momento. Em suma, tudo. Ler é querer tudo. O instante (o lvro) é a eternidade. E uma simbólica antevisão da queda.

  2. January 10, 2008 5:42 pm

    não conseguir abstrair-me da porcaria desse sentimento, irrita-me tão profundamente que me estraga muitas páginas das boas. sei que um livro é, aos meus olhos, excepcional quando me guarda todos os sentidos. não acontece frequentemente, no entanto. demoníaco, pá.

  3. Anonymous permalink
    January 10, 2008 5:54 pm

    sinto-o amiúde. essa ânsia de saltar para o próximo. mais quando o de agora me não preenche por completo. aprendi com uma professora que não devemos ler este ou aquele livro porque sim. se não gostamos, deixamos. há tanto para ser lido. mas, mesmo assim, custa-me. agora, essa vontade de ler tudo quanto amealho é quase constante. daí ler, às vezes, dois e três ao mesmo tempo. gosto. agora parei com o delfim. cansou-me. estou no crepúsculo dos deuses. e, já posso dizê-lo, vou nele até ao fim. e depressa.

  4. January 10, 2008 10:43 pm

    também eu tenho de andar a ler, pelo menos, dois ao mesmo tempo. mas regra geral são três😀

  5. January 11, 2008 1:47 pm

    o delfim, tão bonito. preencheu-me a imaginação para sempre – já lá conta vários anos. mas olha lá, pá [Hélder?], isso do crepúsculo dos deuses não é cinema?😉

  6. January 11, 2008 9:34 pm

    dá-me a impressão que o anónimo é a xô presidente lau lomba mas não tenho a certeza. quem quer que seja: concordo contigo: se não se gosta é deixar de lado e mai nada.

  7. katiekeane permalink
    February 6, 2008 10:27 pm

    Eu também sinto isso mas ao contrário de ti nunca consegui ler dois livros ao mesmo tempo. É cair de cabeça num só… até conseguir sair dele e … próximo!

  8. katiekeane permalink
    February 6, 2008 10:30 pm

    Eu também sinto isso mas ao contrário de ti nunca consegui ler dois livros ao mesmo tempo. É cair de cabeça num só… até conseguir sair dele e … próximo!

Trackbacks

  1. e nós?, hoje « Sozinho a desenhar

Leave a Reply

