o jornalismo cultural
Mais uma vez voltei a analisar um artigo científico sobre jornalismo cultural para um trabalho académico. Não se tem sorte duas vezes e, este segundo, não é tão interessante como o primeiro. Fragmentos de um discurso: a narrativa do jornalismo cultural na pós-modernidade de Viviane Marques Guedes pode ser encontrado e descarregado gratuitamente na BOCC.
Ficam algumas ideias do artigo para quem se interessa por este tema:
* na era do consumo, superficialidade e fragmentação, o cultural deixa-se levar pela lógica mercadológica;
* com o crescimento da imprensa capitalista, os jornais passam a dar menos importância à interpretação dos acontecimentos e a abordá-los segundo uma lógica factual, reduzindo o espaço dedicado à informação cultural;
* é neste contexto que o jornalismo cultural sofre, nos últimos anos, profundas mudanças: carências interpretativas; intensa factualidade; desvinculação entre sujeitos e o saber local; crítica segmentada e superficial das diferentes expressões artísticas;
* o que prevalece é a venda do produto cultural para alimentar a indústria do consumo;
* o discurso do jornalismo cultural vem dissociando a arte dos seus sujeitos produtores e do seu significado artístico-cultural;
* ao passar pela mediação jornalística, o saber cultural passa a ser outro, diferente da sua autêntica identidade;