Skip to content

o tempo da criação e o tempo do consumo

December 13, 2007

um escritor ou um cantor são capazes de demorar um ano ou mais a criar uma obra. e nós, consumidores, ouvimos o álbum numa hora ou lemos o livro numa tarde. é espantoso a velocidade com que nos apoderamos de algo que demorou tanto tempo a ser construído.

podemos depois voltar a ouvir/reler para continuar a descobrir a obra e reparar em pormenores que nos escaparam no primeiro contacto. e se for boa, a obra irá perdurar e acompanhar-nos ao longo do tempo mas aquele primeiro momento de descoberta faz-se num espaço de tempo tão curto em relação aquele em que demorou a ser criado.

é assombroso mas ao mesmo tempo triste. tinha mais piada se o tempo que demorássemos a conhecer algo fosse igual ao tempo em que esse algo demorou a ser criado. o prazer prolongar-se-ia. mas, por outro lado, iríamos conhecer muito menos. e se tal viesse a acontecer, ficaríamos a conhecer todos os processos de criação do artista e o prazer imediato que o produto final proporcionaria seria muito menor. não, é melhor não, somos mais felizes assim.

One Comment leave one →
  1. December 14, 2007 1:00 pm

    Afinal os ****** até me dizem algo…hehehe. Mas depois falamos…
    Beijinhos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: