carícias distantes
já por aqui escrevi – algures, agora não me apetece procurar – sobre a separação entre a obra e o artista. o quanto me é difícil separar o autor, enquanto ser humano, da sua criação. e, talvez por causa disso, a leitura de Carícas Distantes, de Deborah Curtis (a viúva de Ian Curtis) está a tornar-se um verdadeiro pesadelo. já nem consigo ouvir Joy Division. saber que Ian Curtis era um manipulador, mentiroso e mau carácter está a destruir por completo a imagem que eu tinha construído sobre o Mito. a obra e o criador estão intrinsecamente ligados e eu, pessoalmente, não consigo abstrair-me. saber que Ian Curtis era imperfeito, sim senhor, tudo bem, mas daí até ser um racista obcecado pelo seu próprio sucesso, pisando e usando todos os que apareciam à sua frente, vai uma grande distância. oh, pobre mito.
será de bom tom não esquecer que a menina Deborah tem uma visão muito própria sobre o rapaz Ian – o abandono, a solidão, a traição e o sofrimento podem muito bem pesar ainda sobre o punho distanciado da escritora. (digo isto sem problemas pessoais ou mitológicos: penso que os Joy Division são das bandas mais sobrevalorizadas da História.)
ia escrever mas o hugo roubou-me as palavras dos dedos. mas pronto, é isso: não digo que se não encontrem pinceladas de verdade nessas páginas. mas serão sempre os dizeres de quem tem uma opinião muito particular – e estigmatizada – sobre Curtis.
não sei se os Joy são das bandas mais sobrevalorizadas. A mim não me caem mal. E grande filme, o Control, pá. grande, digo eu.
isso, não dizes mal. 😉
ainda não vi o Control, mas espero fazê-lo brevemente 😉
sim, eu tenho consciência que Deborah conta a sua visão particular dos acontecimentos. mas as coisas que conta sobre Ian são tão más mas tão más que mesmo retirando o possível enviesamento da história, continua a ser mau 😦
Sim, mas o Curtis poderia não ser isso tudo, mas era certamente parte…o mito é só construído mesmo na nossa imaginação. A vida é feita de fantasmas.
Li o livro ontem. A mim não me influenciou minimamente. Ainda me despertou mais intresse sobre a sua personalidade e a sua complexidade. Enfim, cada um tem a sua maneira de ver :p
Seria possível postar o e-book de carícias distantes?
Agradeço antecipadamente.
É muito difícil encontrar este livro! Já procurei em grandes livrarias e sebos. Alguém sabe me dizer onde posso encontrá-lo? Obrigada.