as dificuldades de publicação de um jovem escritor
November 27, 2007
«Doris Lessing (vencedora do Prémio Nobel da Literatura 2007) preocupada com a forma como os jovens autores não tinham acesso às editoras, enviou o primeiro original (‘Amar de Novo’), com um pseudónimo e uma carta em que se dizia uma jovem escritora à espera de uma oportunidade para publicar. O original foi devolvido para a sua morada, com uma nota do editor que a aconselhava a ler mais. Doris Lessing apresentou-se então na editora e disse que o livro era seu e foi imediatamente publicado.» in Jornal de Letras, 24 Outubro – 6 Novembro 2007
3 Comments
leave one →
há aqui duas hipóteses e nenhuma é particularmente bonita:
1. o editor: não leu com a atenção devida; não tem visão nem capacidade de avaliação sobre a literatura; não perde tempo com novos autores, não corre riscos e tem a resposta normalizada (quem sabe, nem sequer abre os manuscritos); publica livros apenas pelo nome do autor – o que remete para o segundo ponto:
2. o livro: é realmente insuficiente e vai ser publicado à mesma, porque está assinado por um Nobel da Literatura.
é um negócio. tem bons e maus momentos. e o reflexo dos maus também não será, necessariamente, isso mesmo: mau. será outra coisa.
eu prefiro acreditar (provavelmente ingenuamente) na primeira hipótese. seguramente, espero.
Tenho ouvido grandes críticas à escritora, portanto não me parece que ela seja apenas uma forma do Comité Nobel premiar os movimentos feministas mas apenas o facto de o editor estar distraído ou ser fraco.