Skip to content

os compadrios

November 24, 2007

ontem estava num dia ‘não’. e como sempre, fui para a biblioteca curar a depressão. mandei vir as últimas dez edições do Jornal de Letras e passei o resto da tarde a fotocopiar o que me interessava.

não me considero um ‘rato de biblioteca’ mas, pelo menos uma vez por semana, costumo lá passar a tarde. ainda que prefira a luz, o sol, o vento e o frio aos espaços fechados, a minha doença literária acaba sempre por levar a melhor. já conheço, de vista, os outros desgraçados que sofrem do mesmo mal. não nos falamos mas, no fundo, sabemos do que padecemos e ao que vamos.

entre estes ‘amigos’ há um senhor em estado crítico avançado: vive literalmente na biblioteca. seja verão, seja inverno, anda sempre com um sobretudo azul escuro comprido. mal o vejo, ocorre-me incessantemente o mesmo pensamento automático: “que personagem literária excelente”.

pois, estava eu então a curar a depressão na fotocopiadora quando pela primeira vez, em 3 anos, o senhor se dirige a mim. fiquei surpreendida. não sabia que falava, apenas que lia. “Está a fotocopiar a entrevista de Gonçalo M. Tavares? Gosta desse escritor?”, perguntou. A conversa prosseguiu. Durou pouco mais de 5 minutos. Mas entre várias coisas disse-me uma de que gostei particularmente: “A crítica em Portugal é uma miséria. É só compadrios”. E aconselhou-me a ler o suplemento cultural do El País, onde se faz, na sua opinião, “a verdadeira crítica literária”.

esta conversa, em si, não tem nada de extraordinário. mas a verdade é que depois disto eu saí da biblioteca com a alma lavada.

One Comment leave one →
  1. Atirador Furtivo permalink
    December 2, 2007 3:44 am

    Também conheço esse senhor e deixa-me que te diga que esse comentário foi acertado.

Leave a Reply

