Skip to content

Tias, quem não as têm?

October 29, 2007

Há uns meses, uma tia emprestou-me A Filha do Capitão de José Rodrigues dos Santos. Eu não pedi, eu queria dizer “não”, eu ia dizer “não, muito obrigado” mas acabei por dizer “ah que bom, muito obrigado”. Tias, quem não as têm?

Vai daí, tentei ler, vencer os preconceitos, não julgar antecipadamente, provar primeiro e apreciar depois. Não passei das três primeiras páginas. Ia-me engasgando. Por precaução li o resumo do livro, para o caso da tia perguntar, e devolvi-lhe o calhamaço rapidamente. Tias, quem não as têm?

Quando o Baptista-Bastos esteve cá em Braga, na última Feira do Livro, a dizer mal do mundo não se esqueceu do nosso querido José Rodrigues dos Santos: “Anda por aí um jornalista que pisca o olho ao telespectador no fim do telejornal. Onde é que já se viu? E escreve uns livros que se caem ao chão ainda nos partem um pé”.

Aí está O Sétimo Selo: 500 páginas escritas em 7 meses. Um bom apoio de descanso para copos e pés, preparado enquanto cá fora (re)abria a guerra com a administração da RTP. A revista Única, do Expresso, soma dois mais dois: “O regresso da tensão na RTP (…) coincide com o lançamento de ‘O Sétimo Selo’, o livro que fará Rodrigues dos Santos ultrapassar a barreira do meio milhão de exemplares vendidos em Portugal, atingindo definitivamente com isso a emancipação económica em relação a qualquer emprego que possa ter numa redacção”.

No fim, o Zé pisca-nos o olho. Tias, quem não as têm?

Advertisements
4 Comments leave one →
  1. November 4, 2007 10:06 pm

    Bem pensado, não é?
    Sempre achei que muitos “talentos” eram 50% de bom markting… nunca li nada dele, mas olha que tenciono!
    Não me deixaram inscrever na biblioteca, não swou residente em Braga (pelo menos não tenho nada a prová-lo, uma vez que enm com família resido). Vou ter de dar a volta a isso!

  2. November 5, 2007 10:24 am

    Que estranho, porque tu resides em Braga. Basta teres uma carta com a morada de Braga, dirigida a ti. Inscreve-te em qualquer coisa, dá a morada de Braga e fica à espera de receberes. Assim, já tens comprovativo, acho 😉
    beijinho

  3. Atirador Furtivo permalink
    December 2, 2007 3:53 am

    De facto o Rodrigues dos Santos não é um excelente escritor mas tem o mérito de ser uma pessoa dedicada e como bom jornalista faz investigação competente. É óbvio que há muitos bons livros para ler e a vida é curta… Quanto ao Baptista-Bastos, vi-o nesse dia na Feira do Livro mas não o fui ouvir nem estava interessado. Seja como for para um defensor dos oprimidos saiu-me cá um elitista com essa…

  4. December 6, 2008 10:12 pm

    Os escritores que estão sempre a dizer mal dos livros dO J R S.Só mostram que não respeitam a escrita dos colegas.
    Bom; a luz nasce da crítica!…

    Boas leituras!..

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: