Skip to content

o bloqueio do escritor

September 15, 2007

Embora já o tivesse revelado em inúmeras entrevistas, Gonçalo M. Tavares confirmou-me, em entrevista, que antes de começar a publicar já tinha a maior parte dos livros escritos:

«Escrevo com muita intensidade desde os 19 ou 20 anos mas o primeiro livro só foi publicado aos 31. Quase todos os livros foram sendo escritos antes de o primeiro ser editado. Decidi publicar tarde para me defender de várias coisas. Pior do que ser muito mal recebido é ser muito bem recebido. Há aliás histórias de escritores que são muito bem recebidos com o primeiro livro e depois não conseguem escrever o seguinte, ficam paralisados. Como eu já tinha os livros escritos, essa questão não se colocou.» (15.04.07)

Isto vem a propósito de quê? Nos últimos tempos, tenho recebido sinceros elogios ao que vou escrevendo por aqui e por ali. E agora, sinto-me paralisada. É um pseudo-bloqueio de uma pseudo-escritora. Ou mais especificamente: tem estado muito calor, o sono aperta, o ócio convida, as pestanas fraquejam e o corpo rende-se à evidência de uma existência absurda que nada tem para dizer ou contar.

2 Comments leave one →
  1. katiekeane permalink
    September 18, 2007 8:08 am

    Linda, tira umas férias da escrita, não longas, mas a saudade vai-te bater…
    e a carta de condução como está?
    Olha eu na sexta volto a ficar desempregada. A produtora onde estou abriu falência da revista principal. Pedem-me para escrever um artigo por semana :S estar sem fazer nada também cansa. Vou-me embora. É assim a vida do pobre.

  2. neverminder permalink
    October 4, 2007 10:32 am

    Estás a escrever cada vez melhor… não tenhas medo do que é inerente a ti🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: