Skip to content

ser feminista

October 1, 2006

«…saber que ser feminista é uma maneira muito triste de se ser infeliz».

As feministas são, hoje em dia, completamente incompreendidas, vítimas de piadas fáceis e pornográficas.

 

Deixo duas questões no ar: estará o movimento obsoleto? actualmente ainda fará sentido?

Advertisements
7 Comments leave one →
  1. October 3, 2006 10:34 am

    Após inúmeros e acérrimos debates na “esfera privada”, a questão do “ser feminista” levanta-se mais uma vez, desta feita, no Absurdo.
    Primeiramente, regozija-me imenso o facto de teres dedicado um post a este tópico, pois significa que este período de convivência “connosco” acabou por surtir efeito:)
    Relativamente às questões que colocaste, a minha opinião é a seguinte:

    Infelizmente, o feminismo não é um “movimento obsoleto”, se fosse isso significaria que o seu objectivo primeiro – a Igualdade de género – havia sido concretizado. Todavia, como é do conhecimento geral (pelo menos, assim espero!), a discriminação com base no género assume ainda contornos acentuados e preocupantes, pelo que o movimento feminista faz todo o sentido e impõe-se com igual premência.
    Ainda bem que inúmeros homens e mulheres, obliterando os rótulos escarnecedores que lhes são atribuídos, obstinam em defender um pensar e “agir em Igualdade”!
    Deixo uma questão que me inquieta fundamente e à qual gostaria que respondesses, sem ironias: porque é que grande parte da sociedade possui (e renite em possuir!) concepções tão desdenhativas das/os feministas?!

  2. October 15, 2006 5:01 pm

    A sociedade insiste em acreditar que mulheres não podem ser livres para decidir os caminhos que devem tomar, por isso, usam dos movimentos feministas para julga-los serem formas de discriminação dos homens, proliferação do Homossexualismo(lesbrianismo) e uma falta dos cumprimentos dos pepéis de mães e esposas. O que mais intensifica essa maneira de pensar dos homens, extremamente machistas, são a falta de complacência da maioria das mulheres em pensar como o machismo!!!
    Além disso tudo, o feminismo acaba por ser compreendido como o FEMISMO, que por sua vez é um pouco diferente!!!!!

    Ta ai minha opinião um pouco conturbada!!!!

  3. October 18, 2006 11:47 am

    Ser feminista hoje é muito mais do que ser feminista ontem. A grande e crucial diferença entre a modernidade e a pós-modernidade dos movimentos feministas. É de facto, o feminismo crítico que aglomera os debates, problemas e interrogações fundamentais para a sociedade reflexiva que construímos.

  4. sarah elias permalink
    March 26, 2007 2:20 am

    não concordo com o feminismo…
    acredito que possa haver algum dia igualdade entre os sexos, não as mulheres dominando os homens. Tudo bem que na época os homens comandavam> mas isso é passado, e está mudando cada vez mais… e espero que a igualdade entre os sexos seja possível.

  5. Eva permalink
    August 22, 2008 9:49 pm

    À Sarah Elias,

    o feminismo não prega a dominação dos homens, mas sim que as diferenças entre os sexos sejam respeitadas em prol da igualdade de condições (em todas as esferas da vida: trabalho, estudo, salário, etc).
    Atualmente as teorias feministas são amplamente debatidas e os estudos de gênero crescem cada vez mais nos âmbitos acadêmicos, repercutindo em ações práticas para a sociedade (leis (Lei Maria da Penha), atendimento à mulheres e crianças vítimas de estupro, ampliação de direitos, etc).
    Para tanto, cabe observar o trabalho de vários núcleos e encontros pelo Brasil e mundo a fora, como é o caso do evento Fazendo Gênero que irá ocorrer na próxima semana, o trabalho da Themis (http://www.themis.org.br/), e publicações sérias como a revista Estudos Feministas e Cadernos PAGU.
    Essa coisa de mulheres contra homens é que é coisa do passado!!! Hoje, todas lutamos por um mundo com relações mais justas! O mundo melhorou muito, mas essa coisa de que a dominação masculina é coisa do passado … não é bem assim. Veja as estatísticas: as mulheres ainda recebem menos que os homens para executarem as mesmas atividades.
    Informação é tudo!

  6. O Velho permalink
    December 25, 2008 6:07 pm

    Existe muito ódio nos dois lados. Isso tudo causa intensa falta de compreensão.
    Por um lado, muitos homens confundem o nobre feminismo, que luta pela IGUALDADE, com o fétido femismo, um cínico movimento que é tão desprezível quanto o machismo pelo qual as mulheres sofriam.

    Por outro lado, as mulheres julgam certas coisas como sendo machismo, quando, na verdade é puro realismo.
    Por exemplo, o fato das mulheres ganharem menos que os homens. Sabemos que as mulheres tem muitos direitos trabalhistas exclusivos, se aposenta cinco mais cedo, licensa maternidade cada vez maior, etc. Portanto, custa mais caro para a previdência e produz menos para as empresas, devido a esse tantos direitos exclusivos. Assim o salários delas resulta ser menor. Agora lutam para aposentar as donas de casa, que não pagam INSS. De onde virá esse dinheiro, já que não cai do céu?
    Se as mulheres querem salários iguais deviam voltar a lutar por direitos iguais e não exclusivos. As mulheres não são tão delicadas assim que não possam trabalhar pelo mesmo período de vida que um homem e eu acho que os homens também têm todo o direito de ficar alguns meses cuidando de seu filhinho recém-nascido, é seu filho e sua responsabilidade também.
    Eu acredito em direitos iguais mas acho o femismo mais sutil e mais poderoso que o feminismo. Os governos devem ser mais cautelosos antes de se renderem a essas propostas, que acabam prejudicando as próprias mulheres.

Trackbacks

  1. Onde não sou chamado « ComSenso

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: