Skip to content

Andam por aí,

August 1, 2006

a aconselhar umas leituras de praia. Mas será que alguém consegue ler satisfatoriamente na praia? Quer se esteja sentado/deitado na areia a posição é sempre desconfortável, para além do sol e do barulho que dão cabo da visão e concentração. E ainda há o vento que teima em atirar areia para meio dos livros. E de vez em quando uma bola que cai aqui, ali ou em cima de nós. Quem gosta de ler não está à espera o ano todo de ir para a praia ler. Este verão ainda só apanhei dois leitores na praia e os autores, diga-se de passagem, não se recomendam nem ao pior dos iletrados: Paulo Coelho e aquela coisa de Amar depois de Amar-te.

6 Comments leave one →
  1. August 1, 2006 2:04 pm

    Pelo menos alguém concorda comigo quanto a Paulo Coelho, o pseudo-autor das histórias infanto-juvenis para adultos…

  2. August 1, 2006 3:05 pm

    Sei que opiniões não se discutem, mas digam-me honestamente já leram algum livro de Paulo Coelho? Sou da opinião de que se deve criticar (e sempre de forma positiva), quando já se exprimentou.

    A primeira vez que tentei ler, e talvez tenha começado pelo livro errado, o “alquimista”, não gostei, no entanto os ultimos dois (11 minutos e o Zahir), recomendo vivamente.

    Não concordo com o rótulo de “pseudo-autor”, acho que não é leitura para qualquer pessoa (e espero não ser mal interpretada), por isso existem vários géneros literários: comédia, ficção, aventura, danda desenhada…

    Cada um lê o que gosta. O importante é ler!

  3. August 2, 2006 9:33 am

    Raquel,

    Sim já li 3 livros de Paulo Coelho. Sobre um dos últimos escrevi aqui:

    http://adoro-ler.blogspot.com/2005/01/o-demnio-e-senhorita-prym.html

    Gostei bastante, na altura, dos 2 primeiros e creio terem sido necessários no meu percurso como leitora. Na adolescência também li Margarida Rebelo Pinto e gostei. Mas há medida que evoluis como leitora e começas a ler obras “sérias” e grandes torna-se impensável regressar atrás. Hoje não leria Paulo Coelho ou MRP por nada. Primeiro porque há tanta coisa que quero ler que a minha vida inteira não chegará para isso e não posso estar a perder tempo com eles. E mesmo que quisesse perder tempo já não conseguiria ler com prazer estes autores (são só 2 exemplos há muitos mais do género). Porque não me dizem nada, porque não há termo de comparação com outros livros… Mas como te disse li-os e foram importantes na altura. Hoje penso: como foi possível ter gostado!?. Tudo é importante e para apreciares grandes livros tens de conhecer obras menos boas.

  4. August 2, 2006 9:19 pm

    Já li o “Verónica Decide Morrer” e o “11 Minutos”. Não gostei. Achei a escrita demasiado simplista. Como diz a Eduarda, talvez tivesse gostado se os tivesse lido na minha adolescência, mas Paulo Coelho, aliás, tal como, felizmente, Margarida Rebelo Pinto e outras escritoras portuguesas consideradas “light”, não escrevia na altura (ou, se escrevia, não era conhecido). Ainda assim, concordo que se deve ler para poder criticar. Por muito que me custe, por vezes, faço-o sempre.

  5. August 7, 2006 1:01 am

    Cada um lê o que necessita, há aqueles que pelo contrario leem o que lhes parece que deviam ler e … o resultado nem sempre é o melhor. Leio para ocupar o tempo e expandir os limites, na praia no campo no escritorio no quarto… se o Livro for bom dá gosto ler em qualquer lado,
    qundo leio mudo de universo.
    Criticar é fácil o dificil é compreender e aceitar os outros-

    Paulo Coelho, porque não? Deitar fora os inibitores e libertar o pensamento.

    Boas leituras,

Trackbacks

  1. ainda sobre leituras de praia « o absurdo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: