Skip to content

Palhaçadas

July 26, 2006

Passei ontem pelo largo da feira, em Vila Verde (distrito de Braga) e eis que me deparo com mais uma surpresa de verão: o circo dos irmãos sei-lá-o-quê!  

Desde há uns anos que este espaço se tem vindo a tornar o palco privilegiado escolhido por empresas circenses para montarem os seus espectáculos. Quanto não facturará a Câmara Municipal de Vila Verde por ano!?

Sou contra todos os circos que utilizam animais nas suas actuações, o que vai dar em Portugal, a estar quase contra todos. 

É angustiante passar pelo circo e assistir ao entusiasmo dos transeuntes (leia-se adultos e crianças) a atirar comida, papeis, pedras e sei lá que mais para as jaulas dos animais expostos para nosso gáudio e diversão.  

Um dos últimos circos que esteve em Vila Verde, o Circo Magic, tinha encarcerados três ursos numa jaula minúscula (nem para um era suficiente!), cavalos e póneis com um aspecto mórbido e doente e ainda numa outra gaiola um macaco, cujo olhar triste enchia de pena qualquer alma atenta e sensível.  

Todos estes animais selvagens são amestrados através do método descoberto pelo cientista russo Ivan Pavlov, falecido em 1936: o condicionamento através da dor. O que significa que estão frequentemente sujeitos a choques eléctricos, chicotes, ganchos pontiagudos, privação de água e comida, tortura psicológica, confinamento e até ao uso de drogas.

Ou alguém acha natural que um leão passe por um arco em chamas, um urso dance, um macaco ande de bicicleta ou ainda que um elefante se mantenha sobre as duas patas?  

No seu meio selvagem estes animais não fazem isto, são seres instintivos com características fisiológicas e psicológicas próprias. Num circo estão confinados a uma jaula com condições miseráveis e qualquer um pode observar a olho nu um sem número de distúrbios comportamentais, tais como, a repetição persistente de movimentos estereotipados (andar em círculos, morder grades, mastigar correntes, dormir de mais…) assim como a auto-mutilação e, por vezes, o canibalismo! Sinais evidentes de profunda depressão, ansiedade, sofrimento, stress, esgotamento, doença, tristeza e dor.  

As actuações de animais em circos apresentam uma visão completamente distorcida da vida selvagem, assente no medo, na tortura e na anulação dos próprios instintos. São estes os animais selvagens que querem mostrar aos vossos filhos?  

A única lição que as crianças podem aprender ao assistir a um espectáculo circense é a incapacidade, a insensibilidade, a crueldade, o embrutecimento e a selvajaria do homem em respeitar os animais e a natureza.

Quanto mais indefesos e desprotegidos estiverem os animais, à mercê da ignorância do homem, mais deverão merecer a nossa atenção, solidariedade e respeito.

Podem encontrar mais informação sobre este assunto na associação animal

Advertisements
19 Comments leave one →
  1. July 26, 2006 2:36 pm

    E que tal fazer o mesmo aos donos desses circos? Parece-me um tratamento igualmente válido!

  2. Bruno Couto permalink
    August 23, 2006 7:17 pm

    Caro amigo! Que tal estudar um pouco mais sobre as experiências de Pavlov?

  3. eduarda permalink
    August 25, 2006 3:21 pm

    vila verde e um luxo!!!lol

  4. February 5, 2008 9:51 pm

    caro eduardo sousa em 1 lugar aonde voce escreve irmaos nao sei o que deveria ter mais respeito pois torralvo representa o nome de uma familia e eu nao ando ai a maltratar a sua pois nao por isso agradeco respeito em 2 deveria verificar melhor as suas teorias pois nem em todos os circos foi provado que aviao maltratos a animais.e so isto que eu tenho para dizer.obrigado e passe bem.

  5. February 5, 2008 9:53 pm

    desculpe eduarda e nao eduardo.

  6. May 16, 2008 10:17 pm

    Caro amigo JOAO SILVA tem toda a razao no que diz pois os animais estao muito mal tratados assim como as viaturas deles estao todas fudidas com os farois todos partidos eles nao ganham nem para o gasoleo por isso cortam a raçao dos animais alem disso eles sao o numero 1 na rota de Portugal mas e a contar do fim,alem disso quando nao facturam o que querem dizem mal das pessoas das respectivas terras .JA agora para o joao mendonça tem que ir para a escola aprender a escrever pois haviam escreve-se assim e nao como escreveu aviao,pois aviões vêem os animais a passar na que supostamente havia de ser a hora de comer .

  7. professor diz permalink
    June 2, 2008 7:29 pm

    joaozinho tens que vir outra vez para a escola para aprenderes a escrever direito

  8. September 3, 2008 6:54 pm

    como é ser palhaço?

  9. October 7, 2008 8:12 pm

    enquanto o joao da erros a escrever da boca do 123 so sai merda e se calhar o que aprendeu na escola foi a levar nesse cuzinho.

  10. October 17, 2008 10:35 pm

    só da doidooo quiie

    heheh

    bjuusss

  11. October 17, 2008 10:36 pm

    euu odeioo pessoas malucaasss

    hehehehehe

    bjus adorooo vcsss seus maluucoos

  12. February 11, 2009 8:41 pm

    PALHAÇADAS,BEIJOS,TCHAU

  13. torralvo o grilo permalink
    May 15, 2009 6:16 pm

    sempre a falar mal das pessoas do circo nao fas mal ja nao e a primeira vez looooooooooooooooooooool

  14. July 2, 2009 1:05 am

    isto e horrivel eu nao consegui ver a palhaçada!!!!!!
    como q eu posso elogiar uma coisa que eu nao vi??!!esta palhaçada nao teve graça!!!!Pq?Eu nao vi.
    Já para a miha prima que acha graça de qualquer coisa pra ela foi ingraçaduuuuuuu!!!!!!!!!
    MAS ISSO É HORRIVEL!!!
    SEM GRAÇA!!!
    É UMA IDIOTICE!!!

  15. Suardo no Proio á Pategada permalink
    January 13, 2010 7:28 pm

    Caros amigos pategos, antes de mais boa tarde a todos. Para quem nao sabe passo a explicar…pategos a todos os que comentam aqui e em qualquer local de debate sem terem qualquer noçao do assunto em causa…pategos todos aqueles que sem razão, falam de um modo geral no que diz respeito aos circos…pategos todos os que se julgam defensores de uma causa mas no entanto só comentam a parte negativa ou o que de uma ou outra forma lhes interessa…pategos todos aqueles que acham que é o (circo) quem trata mal os animais… pategos todos aqueles que numa de se fazerem sensiveis e ecológicos apoiam causas que desconhecem e falam do que nao sabem só porque acham que isso os torna pessoas melhores e mais cultas, comportamento esse que geralmente se atribui a um estado de culpa ou uma reles tentativa de descargo de consciencia.
    Os donos de circo são pessoas iguais as outras e cada um pensa por si, eu tenho 5 dedos na mão e nenhum é igual. Senhores pategos, quando ensinam os seus cães domesticos a fazer cócó no jardim ou quando os levam á rua…é á base de porrada? ou é com choques electricos que lhes explicam que eles não podem borrar-se em cima do tapete que compraram na loja dos chineses?
    Acham que deve ser proibida a pratica da caça? já levaram algum tiro para saber a sensação de morrer para ir para o tacho? E a pesca? que teem a dizer sobre isso? sabem como morre um peixe quando sai da agua? asfixiado…experimentem a por a cabeça na sanita e puxem o autoclismo para verem o que ele sente! E acham que ainda assim vai ser abulida a practica da pesca? Tenho a certeza que sabem o sabor da carne e do peixe e que os devem ter imensas vezes á vossa mesa, e concerteza quando vão ao supermercado compra-los não estão nem ai para por a mão á consciencia. mas mesmo que não consumam matéria animal em vossa casa, saibam que isso faz parte dos vossos ideais seus idiotas, da mesma forma que eu tenho os meus e cada qual terá os seus e não podemos ser todos iguais a voçes… voçes podem gostar de apanhar no pacote e no entanto não tenho nada contra isso mas todos sabemos que não faz parte da natureza humana, se assim fosse não nos procriariamos, (talvez tivesse sido melhor no vosso caso).
    Quando um veterinário vos explica que um cão ou um gato só deve comer 2 vezes ao dia é a privalo de comer? e voçes quantas vezes comem? só almoçam e jantam? ou também deviam ter um veterinário para vos dar só 2 refeições por dia? E quando os animais são castrados ? acham piada? ou preferem não falar sobre o assunto? gostavam que vos castrassem a voçes tambem? no entanto é legal…|!Se o veterinário assim o diz, é porque é o procedimento correto. Nem tudo nos parece ético por vezes…
    Sra. Eduarda Sousa e suas semelhantes subespecies (mentes homosapien sapien ainda não desenvolvidas), devo informar-lhe que o tigre é um animal que há alguns anos atrás entrou em vias de extinção. Sabe o que significa “vias de extinção”? significa quando determinada especie se sente ameaçada em termos de numero ou em termos do proprio habitat natural. agora que já sabe o que é, eu passo a explicar-lhe outra coisa; tem noção de quantos exemplares felinos existem em circos por todo o mundo? não?…são milhares! sabe por ano quantas crias nascem nos circos por todo o mundo? não?…são centenas! sabe que o tigre nos dias de hoje já não é uma especie ameaçada? sabe que nascem mais crias em cativeiro que no proprio habitat natural?
    Tudo isto são numeros que ajudam uma especie a sobreviver á extinção.
    Conheçe algum animal que esteja em extinção ou que eventualmente já tenha deixado de existir, devido ao circo? concerteza que não… pois temos indicação que os animais de cativeiro teem uma esperança de vida superior á do habitat selvagem (tendo em conta as condiçoes de vida, claro)
    Uma pequena conclusão, eu nao estou a discordar que os animais mereçam respeito e bons tratos, eu não estou a discordar que haja certos circos e instituições que tenham os seus animais em condições degradantes, pois tenho noção que isso é uma realidade, mas voçes não podem generalizar as coisas dessa forma, pois existem circos que tratam melhor os seus animais que certas pessoas os filhos ou os familiares, será o seu caso?
    Tambem não é da natureza humana dormir na rua, comer dos contentores do lixo, ser abandonado á nascenca e passar fome. com essas causas sim voçes deviam preocupar-se pois existe uma regra muito importante que voçes se esqueçem, antes de mais voçes tambem são humanos. E enquanto voçes merdosos promovem manifestações em todo o lado, vivem a pensar só nos vossos ideais e quem sabe, nem dormem á noite á espera de ir para a porta de um circo para armar confusão, não deixarem realizar os espectaculos e depois levarem umas peras no fucinho, se calhar faziam melhor figura se pensasem em ajudar os vossos semelhantes, em vez de andarem a dificultar a vida a quem se fafta de trabalhar.Passe uma tarde no circo Vitor Hugo Cardinali e veja com os seus proprios olhos, terá tantas ou mais condições que certos jardins zoológicos no mundo, mas isso para si deve ser chinês pois poderia ser mais uma pergunta para lhe fazer, mas não, pois pela ignorancia da sua conversa dá para notar uma enorme ausençia de cultura o que me leva a crêr que a maior viagem que voçe possa ter feito, terá sido de casa para o trabalho (se por acaso souber o que é isso) se não eu passo a explicar; é algo que nós os humanos fazemos para ganhar a vida em vez de andar a mostrar a ignorancia aos outros. Mas voltando ao assunto, acha mesmo que o circo ensina ás crianças e aos jovens a crueldade e insensiblidade? é preferivel secalhar vê-los a roubar ou na droga e a arrumar carros…será o seu caso? O que eu não concordo é que pessoas como voçes que quando vão a terra gostam de comer um bom cozido ou de fatiar um belo presunto do porco que secalhar o seu pai ou o seu familiar, pôs a faca ao pescoço, ou de vestir uma bonita camisola de lã que a avó fez e para tal deixou a ovelha nua para voçê se poder agasalhar. Não estou com isto também a dizer que não o faça, porque eu também o faço e gosto, mas isto trata-se da lei da vida.
    Voçe é religiosa? se é, deveria saber que deus (supostamente, pois não tenho muitas provas que ele exista) nos fez superiores aos animais para reinar sobre eles e que alguns nos foram oferecidos para que nos possamos alimentar, ou o que é que voçe pensa? acha que daqui a uns anos vai deixar de haver abate animal, e que devemos alimentar-nos todos de alfaçe e de folhas de arvore? Sabia que na china matavam crianças porque o país estava demasiado populado? Gostava que fosse os seus? tem que haver um equilibrio natural e voçe não faz cá falta nenhuma, se fossemos animais, voçe pertençia á classe dos fracos que servem de alimento aos demais.
    Por isso pegue na sua associação animal e vá dar uma volta porque o que voçes procuram não é o bem estar dos animais, voçes procuram fazer desaparecer a arte circense, voçes procuram mudar as culturas, voçes procuram mudar os nossos habitos como humanos mas o que mais me entristece é ver que vivemos num país onde o governo apoia as causas dos ricos e dos atrasados mentais.
    E antes que me esqueça, voçe conheçe algum tigre toxicodependente? Acha que os animais no circo são sedados ou drogados? ponha lá a cabeça dentro e experimente

  16. Suardo no Proio á Pategada permalink
    January 13, 2010 7:30 pm

    Sem mais assunto (de momento) com os melhores cumprimentos

    Ass: Hans Teelker

  17. Jorge Cardoso permalink
    January 25, 2010 7:05 pm

    É verdade, eu vi esse cirquinho…tem uns camiões muito velhos e partidos e cheira muito mal perto das tendas deles onde dormem e foram fazer uma apresentação no café de um primo meu, e no fim da apresentação foram pedir esmola ao publico….e tem uns animais muito magros já estão a cerca de um mês na minha terra, volta e meia ouve-se eles a gritar uns com os outros e tem muito mau aspecto.
    A camara não diz nada e os moradores já estão a começar a queixar-se.
    Isto é uma vergonha…

  18. pirete permalink
    February 17, 2012 1:06 am

    o jorge cardoso e paneleiro

  19. May 5, 2013 9:29 pm

    Aw, this was a very nice post. Spending some time
    and actual effort to generate a top notch article… but what can I say… I hesitate a whole lot and never manage to get anything done.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: