Mau feitio Saramago!
June 3, 2006
José Saramago que faz parte da comissão de honra do Plano Nacional de Leitura (PNL), veio há dias afirmar que o “voluntarismo não vale a pena, é inútil”, já que a leitura “sempre foi e será coisa de uma minoria”. “Não vamos exigir a todo o mundo a paixão pela leitura”, acrescenta.
Se não acredita neste Plano, porque aceitou fazer parte dele?
Mas será que temos de andar a reboque dos tiques elitistas deste senhor?
4 Comments
leave one →
Na parte que me toca, tiques elitistas é tentar inculcar gostos à força. Estou plenamente de acordo com o Saramago. Paradoxalmente, ele é que não deveria estar de acordo consigo mesmo.
Exactamente 🙂 no fundo também concordo com Saramago e acho que este PNL só vai atirar mais areia para os olhos. A leitura continuará a fazer parte de uma minoria e não é obrigando os putos a lerem uma hora por dia nas escolas que isso se vai alterar…
Aliás, na minha opinião, vai ainda afastá-los mais da leitura.
Vasco Pulido Valente tem uma opinião similar à do Saramago contudo, apesar de ter sido convidado, não aceitou fazer parte da comissão de honra. Isto sim, é uma atitude coerente, ao contrário da de Saramago.
Mas o Saramago só aceitou porque são coisas inerentes ao Nobel (não coloco aspas porque não terá dito assim, mas foi uma coisa do género). E penso fenomenal a capacidade da pessoa mais importante de dentro do plano o destruir subtilmente. Não me parece inocente ou ingénuo o senhor.
Se são coisas inerentes ao Nobel pelo menos que calasse o bico. não me parece correcto demolir uma coisa da qual aceitou fazer parte. Se a própria comissão de honra não acredita, iremos acreditar nós!?