Skip to content

Porque é que os jovens não lêem?

November 17, 2008
tags:

childrens_bookMax Leone, um adolescente de 13 anos, escreveu uma carta às editoras para explicar os motivos que levam os jovens a lerem muito pouco. “A razão por que lemos tão pouco no nosso tempo livre é, parcialmente, por causa dos livros que estão neste momento disponíveis para os jovens”, escreve Leone.

O adolescente pede aos escritores para usarem linguagem moderna em vez dos “lol” ou “doth” que apenas ridicularizam os leitores. Max acusa ainda a literatura dirigida aos jovens de estar carregada de moralismos,  vampiros (a moda chegou com intensidade este ano) e outras criaturas sobrenaturais. Por fim, destaca a subestimação da audiência jovem por parte dos escritores e editores que acham, por exemplo, que um adolescente não está dentro da política.

A mim resta-me assinar por baixo e pedir aos escritores e próprias editoras para não tratarem as crianças e adolescentes como atrasados.

About these ads
8 Comments leave one →
  1. mnazian permalink
    November 18, 2008 4:31 am

    não sei, ao que me parece o rapaz ta apenas amarelando. já existem livros bons para jovens. JD Sallinger, Kerouac, uma penca de quadrinhos, douglas adams, terry pretchet, e tudo o que existe de não erudito, ou tb… o que me parece é que essa geração está acomodada. decifrar códigos, transformar algarismos em fonemas, palavras, frases, extrair um sentido, isso exige algum esforço do leitor. um esforço maior do que assistir tv, por exemplo.

  2. November 18, 2008 9:24 am

    Acho que o mnazian tem razão. Eu não sou grande conhecedor de escritores que se dedicam aos leitores mais pequenos, mas com certeza que, num universo tão grande de oferta, existe escritores dedicados a isso. Acho que as razões são outras. É difícil deixar a tv, o msn, a internet, os jogos por algo que nos obriga a puxar pela imaginação. Por algo que, de alguma maneira, dá trabalho, não é oferecido como um programa na tv, por exemplo. Penso um pouco que ler é como estudar. Custa a começar, mas assim que se tem ritmo passa de esforço a gosto. :)

  3. November 18, 2008 1:46 pm

    Oh Eduarda, desconfio que encontraste esta carta através de um blogue vizinho. Onde está essa referência?
    Just kidding :p

  4. November 18, 2008 2:04 pm

    Concordo com o mnazian e o Rui. Há imensos livros excelentes para adolescentes: Salinger, Adams, Kypling – só para citar três. Aliás, alguns são sempre excelentes, estou a ler agora The Catcher in the Rye e a adorar e tenho todos os livros da série Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, servem para qualquer idade. Quando eu tinha 13 anos, lia, entre outros, Stephen King, quando me apetecia sangue e terror. Não há falta de livros para adolescentes – há falta de critério dos adolescentes em procurar livros de que gostem verdadeiramente em vez de deixar que as editoras lhes empurram tudo pela boca dentro.

    Cheers

  5. November 18, 2008 3:55 pm

    Eu adorei o Salinger :)
    Não Beja, por acaso li esta notícia directamente na fonte, uma vez que assino o feed da “Publishers Weekly”. E só reparei agora que mais alguém a tinha citado :D

  6. Marlene permalink
    December 6, 2008 8:35 pm

    Que é isso, livros para jovens?

  7. March 1, 2009 8:20 pm

    eeu acho que existem mais livros para meninas jovens do que para meninos, talvez porque eles tem menos vontade de ler do que nós, meninas.
    Sim, Marlene, são livros para jovens

  8. May 13, 2009 10:19 pm

    Acredito que os jovens estão muito acomodados , pelo fato das técnologias , ” computador ,video game ” etc . Eles preferem ligar um televisão , ao invez de abri um livro.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: